Começa a chegar na última semana de Novembro, com a versão 1.0 TSI de 115 cv, seguindo-se, em Dezembro, o motor 1.5 TSI de 150 cv, ficando os Diesel para Março. Mas é um dos lançamentos mais aguardados do ano e não só em termos de mercado automóvel: o VW T-Roc chega cheio de argumentos para a tremenda luta dos "crossovers", mas também para contribuir de forma significativa para a recuperação económica do País!
Mas também para a Volkswagen este T-Roc tem importante significado, pois representa o reforço da sua aposta num tipo de automóveis, os SUV, que está em claro crescimento, valendo já este ano 6,5 milhões de unidades a nível mundial, mas esperando-se que atinja os 10 milhões dentro de sete anos. E a VW, já bem representada na parte superior dos SUV, com Touareg e Tiguan, tinha enorme lacuna mais em baixo que começa agora preencher com o T-Roc que pode ser considerado o "Golf SUV", a que se seguirá, em 2019, o T-Cross que será o "Polo SUV".
E para o T-Roc a VW criou uma linguagem visual muito própria, mais jovem e dinâmica, mais… amigável mas ao mesmo tempo pujante. Porque é a um público não necessariamente mais jovem mas seguramente mais activo que este T-Roc se destina, com a frente muito distinta e de "look" bem forte, em que se destcam a grelha larga e a solução das luzes diurnas, em baixo, que são também os piscas.
Mas voltemos ao que aqui nos trouxe, o VW T-Roc que tem praticamente as mesmas dimensões do Golf (menos 2 cm em comprimento), mas em que o condutor vai sentado 10 cm mais alto. E, no fundo, é esta diferença que faz o encanto dos SUV/"crossover" e que vem explicando o seu sucesso. Depois, o T-Roc "desenvolve-se" numa linha tensa, com os arcos das rodas bem salientes e o pilar C inclinado a contribuir para a imagem dinâmica, como se vê nos "coupés". A traseira completa o ar dinâmico de todo o carro, além de "esconder" uma das maiores bagageiras do segmento, com 445 litros que chegam aos 1290 litros com o rebatimento dos bancos.
O T-Roc quer também distinguir-se pela quantidade de combinações que permite, pelas pinturas bicolor (extra por 950 €) e pelos vários tons do "tablier", estofos e até… das jantes que, em opção, podem ser coloridas! As onze cores da carroçaria e as quatro do tejadilho já totalizam 24 combinações possíveis mas, juntando as restantes variáveis, chega-se a 600 hipóteses diferentes de personalizar o T-Roc.
Utilizando a plataforma MQB da VW (usada, nomeadamente pelos Golf e Tiguan), o T-Roc tam automaticamente acesso a uma série de tecnologias de assistência à condução, algumas das quais são de série em todos os níveis de equipamento, como o sistema de manutenção na faixa de rodagem (lane assist) ou o de alerta de possibilidade de colisão com travagem de emergência (front assist).
1.0 TSI 115 cv T-Roc 23.275 €
1.0 TSI 115 cv Style 25.652 €
1.5 TSI 150 cv DSG Sport 31.032 €
1.6 TDI 115 cv T-Roc * 27.473 €
1.6 TDI 115 cv Style * 29.851 €
1.6 TDI 115 cv Sport * 32.351 €
2.0 TDI 150 cv Style * 34.775 €
2.0 TDI 150 cv Sport * 39.573 €
2.0 TDI 150 cv DSG Sport 4M * 44.035 €
2.0 TDI 190 cv DSG Sport 4M * 48.283 €
* Os preços das versões Diesel são provisórios, pois estes motores só chegarão em Março e os valores poderão sofrer alterações, em função da mudança que possa haver na fiscalidade automóvel no próximo Orçamento de Estado.